Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
A Hortênsia é uma flor de origem asiática que conquistou os jardins brasileiras nas cidades mais frias do Brasil.
É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca.
Um aspecto muito interessante é que a coloração das flores varia com o pH do solo. Em solos alcalinos, as flores se tornam róseas, enquanto em solos ácidos as flores são mais azuladas. Isso ocorre devido à absorção de alumínio, que é variável de acordo com o pH Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas.
A Hortênsia se desenvolve melhor quando cultivada à pleno sol ou à meia-sombra, desde que com bastante luz, em solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Fica muito bonita quando plantada em vasos e em grupos, formando maciços ou renques.
Molhe bem o solo sempre que ele estiver levemente seco, procurando manter o solo sempre úmido.
Se as flores murcharem, borrife água sobre elas; a hortênsia absorve pelas flores e folhas a umidade que precisa (ela adora aquele orvalho da manhã presente nas regiões montanhosas).
Quando as flores começarem a secar, você pode colhê-las e secá-las penduradas de cabeça para baixo em um local seco e protegido do sol.
Nome Científico: Hydrangea macrophylla
Nomes Populares: Hortênsia, Hidrângea, Hortência, Rosa-do-japão
Família: Saxifragaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene