top of page

Blog

Posts Destacados

Perpétua (Gomphrena globosa L.)


A Perpétua é uma planta herbácea anual, de 30 a 40 cm de altura, que se destaca por suas flores roxas muito bonitas. sPode ser plantada em canteiros, utilizada como forração, bordadruas ou maciços. Suas inflorescências são muito duráveis, e podem ser utilizadas mesmo depois de secas, em arranjos florais.

Originalmente havia somente flores roxas, mas hoje podem ser encontradas flores de diversas cores. Pode também ser utilizada para a produção de flores secas, pendurando-se maços de flores amarradas de cabeça-para-baixo em um seco e protegido da luz do sol.

Ela tolera bem o frio e o calor intenso.

Como cuidar: A perpétua se desenvolve melhor quando plantada sob sol pleno e se desenvolve bem em solos com bastante matéria orgânica.

A planta não é exigente em regas, tolerando até mesmo as condições de solo mais seco. Regue sempre que o solo estiver seco.

Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por sementes, produzidas em grande quantidade, que podem ser semeadas em qualquer época do ano, principalmente durante o verão.

Devido às suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, a flor de perpétua roxa, (Gomphrena globosa L), é usada tradicionalmente para aclarar a voz, sobretudo por profissionais que dela dependem, como cantores ou atores. Sua infusão é útil em casos de afonia (rouquidão), dores de garganta, catarro do fumador, expectoração, inflamações das cordas vocais (laringites) e inflamações do aparelho respiratório (bronquites).

** Cuidado! Escrevo apenas para conhecimento sobre a flor, a automedicação, inclusive por ervas e chás, pode ser perigosa, não faça nada sem indicação médica **

Nome popular: Perpétua ; Gonfrena ; Amaranto-globoso. Nome científico: Gomphrena globosa L. Família: Amaranthaceae. Origem: Índia.


Posts Recentes

Procure por Tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic
  • Instagram Basic Black
bottom of page