Blog

Posts Destacados

Gloriosa (gloriosa rothschildiana)

March 20, 2015

 

O formato exótico e as cores vibrantes dessa flor explicam seu nome popular: gloriosa (Gloriosa rothschildiana). Pertencente à Família das Liliáceas (a mesma dos lírios), a gloriosa é uma trepadeira originária da África, muito resistente e de crescimento rápido, podendo atingir cerca de 2 metros de altura em pouquíssimo tempo. A planta produz folhas verdes e lanceoladas (em formato de lança), com a extremidade recurvada formando uma pequena gavinha. As flores - o verdadeiro espetáculo dessa trepadeira - surgem no final da primavera e durante todo o verão, com características bem peculiares: elas são solitárias, com longos estames e pétalas recurvadas, como se a flores estivessem viradas pelo avesso. De bordos ondulados, as pétalas são amarelas na base e vermelhas nas extremidades. Ocorrem ainda variedades de flores amarelas e de porte anão.

É uma trepadeira ótima para o cultivo anual, decorando suportes leves, como treliças delicadas, grades e cercas, fácil de ser cultivada, a gloriosa se propaga por meio da divisão dos rizomas e dá um ótimo resultado quando cresce com apoio, "escalando" uma treliça, por exemplo. A planta produz floradas sucessivas durante o verão (as flores duram cerca de uma semana) e, com a chegada da estação fria, cessa o florescimento, chegando a perder as folhas nos meses do inverno - período no qual concentra suas energias para voltar a brotar na primavera.

Caprichosa, esta trepadeira gosta de ser replantada em locais diferentes, brotando com mais vigor. Adapta-se ao plantio em vasos e floreiras. É muito utilizada também como flor-de-corte.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente. Aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical. Em locais de inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas. Não tolera estiagem. Não necessita podas. Multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas. (fonte: www.jardineiro.net / www.jardimdeflores.com.br)

 

 

  Nome Científico: Gloriosa rothschildiana
  Nomes Populares: Gloriosa, Garras-de-tigre, Lírio-trepadeira
  Família: Colchicaceae
  Categoria: Bulbosas, Trepadeiras
  Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  Origem: África
  Altura: 1.2 a 1.8 metros
  Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  Ciclo de Vida: Perene

 

Please reload

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

03.04.2015

1/3
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Procure por Tags

Please reload

Siga

  • Facebook Basic
  • Instagram Basic Black
  • Facebook Basic
  • Instagram Basic Black

A Pequena Loja de Flores

E-Mail:

apequenalojadeflores@gmail.com

Tel / WhatsApp: (11) 98335-1683

 

Atendimento Telefone: SEG-SEX das 11h às 17h

 

VOCÊ ENCONTRA NOSSOS BUQUÊS PRONTOS

Banca de Flores em Pinheiros:

SÁBADOS E DOMINGOS

das 9h30 às 15h

 

FDR Badge White.png